- A moça e a vasilha de Leite -

 


 

A Moça e a Vasilha de Leite


"Uma moça ia ao mercado equilibrando, na cabeça, a vasilha do leite. No caminho, começou a calcular o lucro que teria com a venda dele.

- Com este dinheiro, comprarei muito ovos. Naturalmente, nem todos estarão bons, mas, pelo menos, de três quartos deles sairão pintinhos. Levarei alguns para vender no mercado. Com o dinheiro que ganhar, aumentarei o estoque dos ovos. Tornarei a pô-los a chocar e, em breve, terei uma boa fazenda de criação. Ficando rica, os homens, pedir-me-ão em casamento. Escolherei, naturalmente, o mais forte, o mais rico e o mais bonito. Como me invejarão as amigas! Comprarei um lindo vestido de seda, para o casamento e, também, um bonito véu. Todos dirão que sou a noiva mais elegante da cidade.

Assim pensando, sacudiu a cabeça, de contentamento. A vasilha do leite caiu ao chão, o leite esparramou-se pela estrada e nada sobrou para vender no mercado."



(Não se deve contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha)


 

 

Baseada em uma fábula de Esopo
Fernando Kitzinger Dannemann


 

 

 

 

SUGESTÕES PARA O PROFESSOR:

 

A fábula é um pequeno texto fácil de ser compreendido. As sugestões sobre o estudo desta fábula devem ser adaptadas de acordo com o grau de dificuldade e de escolaridade dos alunos. O professor também pode diversificar as atividades em cada turma.

 


 

1- ORALIDADE:

a- Você conhece a fábula “A Moça e a Vasilha de Leite”?

b- Quem é o autor do texto?

c- Conhece outras fábulas desse autor? Quais?

d- Leitura do Professor

e- Leitura do Aluno

 

 


 

2- DIVISÃO DA ESTRUTURA:

a- Situação inicial:

b- Obstáculo:

c- Tentativa de solução:

d- Resultado final:

e- Moral:


 


 


 

3- QUESTÕES SOBRE O TEXTO:

a- Quem é a personagem principal?

b- Quais as características desta personagem?

c- Existem personagens secundários?

d- Há um narrador? Quem?

e- Onde o fato aconteceu?

f- Identifique no texto palavras que expressem lugar.

g- Identifique palavras que dão pistas da época em que os fatos

aconteceram
h- Quais os verbos do texto que indicam as ações da moça?

 

 

 


 


 


 

 

4- ARGUMENTAÇÃO:

a- Por que a moça não concretizou seus sonhos?

b- Qual a importância de se planejar o que se quer conquistar na vida?

c- Quando uma pessoa deve iniciar os planos para sua vida?

d- Você tem planos para sua vida? Se tiver, especifique alguns.

e- O que fazer quando algo não acontece conforme planejamos?

f- Como você explica a moral do texto: ” Não se deve contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha”?

g- Escreva outra moral para o texto.

 

 


 


 


 

 

5- EXPRESSÃO ESCRITA:

a- Reescrever o texto em forma de teatro – para ser representado.

b- Escrever um texto falando dos planos para sua vida

c- Escrever uma fábula de acordo com a estrutura:

- Situação inicial:

- Obstáculo:

- Tentativa de solução:

- Resultado final:

- Moral:

d- Leitura dos textos escritos

 

 

 


 

 

 

6- PESQUISA

(Apenas uma página)(Um tema para cada dupla)


 

a- Aleitamento materno

b- Amas de leite

c- Bancos de leite materno

d- Osteoporose

e- Lactose

f- A farra do boi

g- Dia de São Firmino, em Pamplona, Espanha

h- A vaca, na Índia

i- Leite de soja e seus derivados

j- Leite de búfala

k- Leite de cabra

l- Receitas feitas com leite de vaca

m- Ordenha manual e ordenha mecânica

n- Regiões produtoras de leite.

o- Melhore raças bovinas na produção de leite


 

(A pesquisa poderá ser explicada pelos alunos)

 

 

 

 

 


 


 

 

7- CONCURSO DE FRASES SOBRE O LEITE.

a- Escrita individual

b- Escolher as 3 melhores de cada sala para uma premiação simbólica.

 


 

 

8- PODUÇÃO DE POESIAS

 


 

 

9- EXPRESSÃO ARTÍSTICA

Expressar em desenhos o texto “A moça e a vasilha de leite” e os “textos teatrais” escritos em equipe.


 

 

 


 


 

10- FOTOGRAFIA

a- mulheres amamentando;

b- Animais amamentando.

c- Crianças e adultos bebendo leite

 

 


 

11- ENCERRAMENTO:


 

a- EXPOSIÇÃO:

- textos pesquisados

- das frases vencedoras

- dos textos teatrais escritos

- Dos desenhos

- das fotos

- das poesias escritas


 

b- DRAMATIZAÇÃO

Em equipe, representar o texto “A moça e a vasilha de leite” e os “textos teatrais” escritos em equipe.


 

c- PREMIAÇÃO PARA AS MELHORES DE CADA CATEGORIA

- Primeiro colocado - um pacotinho de doce de leite.

- Segundo colocado - um pacotinho de bala de leite

- Terceiro colocado - um pacote de bolacha de leite


 

d- confraternização com doces feitos pelos alunos:

- Pudim de leite

- Doce de leite

- Balas...


 

 


OUTRAS SUGESTÕES:






Pinte três quarto das vacas






Pinte um terço das vacas
 



Desenho para colorir
 



IMAGENS PARA PRODUÇÃO DE TEXTO: