- LÍNGUA PORTUGUESA -

 Por quê estudar a língua portuguesa?

 

A verdadeira razão para se estudar a língua materna é, também, a mais primordial: quem domina a língua, se comunica melhor.

Em qualquer profissão a comunicação existe. É inerente ao ser humano a necessidade de comunicar. Falar e escrever bem é essencial para que as pessoas entendam perfeitamente o que quer se transmitir, dentro das organizações, pois é através de mensagens claras e objetivas que se transmite mensagens sem erros.

Quem se comunica bem pode obter bons resultados durante a atuação profissional futura. O mercado de trabalho, cada vez mais exigente, demonstra que quem domina a língua materna está pronto para competir por melhores colocações profissionais, melhores salários e maiores responsabilidades, justamente pelo fato de que esses profissionais não contêm ruídos em sua comunicação.

As pessoas que se expressam bem se comunicam corretamente. Se expressar bem, perante superiores, demonstra a segurança do profissional e a capacidade que ele tem de saber o que escrever, quando escrever e principalmente como escrever.

Também existe uma questão cultural. A capacidade do indivíduo de escrever e falar bem demonstra a origem do mesmo. O fato de existirem pessoas pobres, vindas da educação pública, não faz com que essas mesmas pessoas sejam desprovidas de uma maior capacidade de se comunicar bem e o mesmo se dá com as pessoas que possuem educação de instituições particulares. Porém, a comunicação demonstra as raízes da onde a pessoa veio e o quanto a mesma se dedicou para aprender a dominar a língua.

Por fim, dada algumas das devidas importâncias da boa comunicação, a nossa língua, quando bem utilizada, ajuda a construir uma sociedade mais sábia, crítica, livre e cidadã e sociedades melhores constroem um mundo muito melhor.